1ª Câmera Digital a operar comercialmente na América Latina
A Fototerra é a primeira empresa da América Latina a operar com um sensor aerofotogramétrico digital, a câmera HRSC-AX.
A Fototerra foi a primeira empresa na utilização da tecnologia Digital para aquisição de imagens fotogramétricas na América Latina para uso comercial.
Em 2004 a Fototerra realizou parceria com o Instituto Aeroespacial da Alemanha – DLR e operacionalizou seu primeiro projeto com a composição de base cartográfica em 10 áreas no nordeste da Bahia.
O projeto resultou na geração de Trueortofotos coloridas com resolução espacial de 0,20m e cartografia digital (altimétrica e planimétrica) na escala 1:2.000.
Além de ser a empresa pioneira nesta tecnologia, hoje a Fototerra já conta com mais de 11 anos de experiência em operações utilizando sensores digitais, tendo adquirido em 2011 a câmera digital modelo DMC I fabricada pela empresa ZI Hexagon, sendo também a primeira empresa a adquirir e utilizar este modelo na América do Sul.
Atualmente através do sensor DMC I, a Fototerra produz ortofotos digitais em diversas resoluções, podendo estas variarem de 0,05 metros até 1,00 metro, todas as ortofotos são produzidas no modo RGB e RGBI (banda infravermelha).
Contando com outros sistemas secundários utilizados durante a aquisição das fotos e workflow desenvolvido internamente, a Fototerra fornece dados de ortofotos, com a mínima interferência humana, o que confere rapidez e confiabilidade ao dado tornando o processo de geração mais eficiente.
Plataforma utilizada para proporcionar um posicionamento preciso e estável de sensores aerotransportados em operações de aerolevantamentos. Dentre as principais características desta plataforma está o amortecimento das vibrações mecânicas geradas durante o voo e também a capacidade de proporcionar ao sensor instalado a posição NADIR (vertical), corrigindo as movimentações da aeronave quando da tomada das fotos.
É utilizado para a determinação dos parâmetros de posição e altitude do sensores durante a etapa de voo, garantindo alta precisão no produto final.
Através do sistema DMC I a Fototerra fornece produtos básicos como:
Ortofotos no padrão RBG;
Ortofotos no padrão RGBI;
Modelos Digitais de Superficie (MDS);
Modelos Digitais de Terreno (MDT).
Além de possibilitar a geração de feições planialtimetricas através do processo de restituição.