LiDAR

 

Em 2005, o grupo Fototerra fundou a empresa Digimapas Chile e iniciou a suas atividades LiDAR neste pais utilizando simultaneamente duas câmeras digitais de alta resolução em combinação com um sistema de perfilamento a LASER, projetados especialmente para o monitoramento florestal e sistemas de gestão.
Desde então a Fototerra passou a investir em equipamentos e profissionais para coletar e processar dados provenientes desta tecnologia. Em 2010 adquiriu um sensor de última geração da empresa alemã Riegl e, em 2018, um segundo sensor de alta performance da empresa canadense Optech. Sendo assim, a Fototerra possui soluções das duas maiores empresas desenvolvedores de sensores LiDAR aerotransportados do mundo.

Ambos os sistemas de aerolevantamento LiDAR (Light Detection And Ranging) da Fototerra são integrados com sistema inercial (IMU) e receptor GNSS, possibilitando a rápida e eficiente aquisição de nuvem de pontos com alta precisão nas componentes planialtimétricas. O perfilamento a LASER permite a representação fidedigna da superfície terrestre através de modelos tridimensionais, imagens de intensidade e curvas de nível.

Os principais produtos desenvolvidos pela Fototerra são ideais para:

• Planejamento e Monitoramento Ambiental;
• Projetos de Engenharia;
• Mapeamento Urbano; e
• Mapeamento de Corredores, tal como rodovias, ferrovias e redes de transmissão elétrica.

Dentre os produtos fornecidos pela empresa, destacam-se: Modelo Digital de Terreno (MDT), Modelo Digital de Superfície (MDS), Modelo Digital de Superfície Normalizado (MDSn), Imagens de Intensidade e Nuvem de Pontos Classificada.